Para além da actividade representativa dos profissionais do sector, que se compreende pela construção de um quadro de profissões identificadas através da elaboração de cartas de função e do levantamento estatístico do número de profissionais existente no território nacional, existe um plano de actividades que pretende o desenvolvimento de uma estratégia para o cumprimento de alguns objectivos que entendemos serem cruciais para o presente e futuro de todos os profissionais dos Espectáculos e Eventos.
a) União do Sector
A elaboração de uma carta de princípios que abranja as necessidades crónicas dos profissionais em todo o território nacional.
A criação de sucursais da APPEE representativas das regiões autónomas dos Açores e da Madeira.
A colaboração e suporte às actividades desenvolvidas pelas outras organizações
representativas dos trabalhadores.
A criação de condições para a consolidação de protocolos de cooperação com todas as organizações que possuam ou representem os profissionais das Industrias Culturais e Criativas.
b) Classificação e Certificação
A representação dos interesses dos trabalhadores dos diferentes subsectores de actividade ligados ao Entretenimento e também à Cultura.
A criação das cartas de função com a relação das profissões existentes nas Industrias Culturais e Criativas (técnicas, técnico artísticas e de mediação).
A discussão pública das condições de trabalho, da necessidade de equiparação de direitos e deveres e da relação contributiva e tributária dos profissionais dos espectáculos e eventos.
A criação de permutas técnico-artísticas para o benefício de uma linguagem comum a todos os interesses do sector.
c) Suporte e Apoio dos associados
Criação de gabinetes destinados ao acompanhamento das necessidades técnicas e logísticas dos profissionais que se associarem à APPEE.
– Aconselhamento Jurídico
– Representação de direitos no âmbito do Código de Trabalho
– Apoio psicológico (terapias ocupacionais)